logo1 ilha grande spazio
menu1 ilha grandeIlha Grande - A segunda das Sete Maravilhas do Rio de Janeiro. spazio
menu2 ilha grande spazio
colpr ilha grande
lmenu1
spazio spazio
- BUSCA NO SITE
- Página Principal
lmenu4
lmenu ilha grande
spazio Ilha Grande spazio
- Ilha Grande
- Horários dos Barcos
- Promoções Pousada
- Como Chegar
- Previsao Tempo
- Melhores Pousadas
- Pousadas Abraão
- Pousadas Araçatiba
- Pousadas Bananal
- Campings na Ilha
- Casas/Suítes/Flats
- Fotos Ilha Grande
- Restaurantes
- Praias Ilha Grande
- Trilhas da Ilha
- Vila do Abraão
- Informações Úteis
- Mapas Interativos
- Taxa Preservação
- História Ilha Grande - Sete Maravilhas
lmenu4
lmenu ilha grande
spazio Pousada Telhado Azul spazio
lmenu4
lmenu ilha grande
spazio Pousada Alfa spazio
lmenu4
col ilha grande
 A Ilha das Tartarugas Marinhas   
spazio
spazio
As tartarugas marinhas continuam ameaçadas de extinção, por isso, projetos de proteção às tartarugas são de suma importância para o Brasil. O mais conhecido e respeitado é o PROJETO TAMAR.

O Tamar foi criado em 1980 com objetivo de proteger as tartarugas marinhas através da geração de alternativas econômicas sustentáveis.
O nome Tamar é uma abrevição das palavras “tartaruga marinha”. A síntese se mostrou necessária ainda no início dos anos 80, para a confecção das pequenas placas de metal utilizadas na identificação das tartarugas.
Veja a foto ampliadaTartaruga marinha se divertindo
Veja a foto ampliadaAruanã e seu admirador...
Desde então, o Projeto Tamar passou a designar o Programa Brasileiro de Conservação das Tartarugas Marinhas, que é executado pelo IBAMA, através do Centro Brasileiro de Proteção e Pesquisa das Tartarugas Marinhas (Centro TAMAR-IBAMA), órgão governamental; e pela Fundação Centro Brasileiro de Proteção e Pesquisas das Tartarugas Marinhas (Fundação Pró-TAMAR), instituição não governamental, de utilidade pública federal.
Dentro de uma enorme infra-estrutura, junto a comunidades locais, o Tamar protege as tartarugas do nascimento até ao longo de suas vidas.
O Tamar conta ainda com o patrocínio da Petrobrás desde 1983. A empresa apoia o projeto oferecendo combustível para os jeeps, contratando mão-de-obra especializada, estagiários e pescadores.
Essa união do governamental com o não-governamental revela a natureza institucional híbrida do Projeto Tamar. O Tamar conta também com a participação de empresas e instituições nacionais e internacionais, além de organizações não-governamentais.
Veja a foto ampliadaBeleza e simplicidade das Tartarugas Marinhas
Veja a foto ampliadaElegância e esplendor no mar da Ilha Grande
As atividades do projeto são organizadas a partir de três esferas de ação: conservação e pesquisa aplicada, educação ambiental e desenvolvimento local sustentável, onde a principal ferramenta é a criatividade.
Desde o início, tem sido necessário desenvolver técnicas pioneiras de conservação e desenvolvimento comunitário, adequadas às realidades de cada uma das regiões trabalhadas. As atividades estão concentradas em 22 bases, distribuídas em mais de 1100 km de costa.
O Tamar atua em diversas regiões brasileiras, com bases em:
Almofala - CE, Atol das rocas - RN, Fernando de Noronha - PE, Ponta dos Mangues - SE, Pirambu - SE, Abaís - SE, Mangue Seco - BA, Sítio do Conde - BA, Costa do Sauípe - BA, Praia do Forte - BA, Arembepe - BA, Itapuã - BA, Mucuri - BA, Subaúma - BA, Vitória - ES, Guriri - ES, Pontal do Ipiranga - ES, Povoação - ES, Regência - ES, Anchieta - ES, Bacia de Campos - RJ, Ubatuba - SP e Florianópolis - SC.
Veja a foto ampliadaReunião rara de 4 tartarugas marinhas
Veja a foto ampliadaAjude a protejer as tartarugas marinhas
Desde a sua criação, o Projeto Tamar investe recursos humanos e materiais para adquirir o maior conhecimento possível sobre a biologia das tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, priorizando pesquisas aplicadas que resolvam aspectos práticos para a conservação desses animais. Conhecidos pela grande capacidade migratória, com um ciclo de vida de longa duração, as tartarugas ainda são um mistério para pesquisadores do mundo inteiro.

Ajude o projeto Tamar participando do programa "adote uma tartaruga" ou comprando produtos das lojas credenciadas. Mais informações através do telefone: (27) 3323-2904.


marcus sexo
Rio de janeiro / Campo grande
11/07/2014
Gostaria de saber se vocês podem me seder um estagio.
Estou apto para tender todos os requisitos, empenho tbm é oque não falta.
Entre em contato comigo pelo email, espero ansiosamente uma resposta. Obrigado!
marcus, 18 anos. Rio de janeiro
Thamiris Rufino Mendes sexo
Barra Mansa, RJ
18/06/2014
Ola boa tarde, eu sou apaixonada por tartaruga marinha e queria muito começar a trabalhar nessa area, queria saber de vocês se teria alguma forma de enviar meu curriculo ou de fazer algum estagio que me possibilite participar desse programa de proteção a tartaruga marinha, estou fazendo engenharia ambiental e queria trabalhar nessa área, se tiverem alguma informação que me ajude por favor me retorne, desde ja agradeço ... e parabens pelo trabalho que tem sido feito ;)
jacqueline lustosa sexo
teresina/piaui
22/05/2014
tenho um projeto ha 18 anos aqui em terresina,luto em preservar os cagadosbarbicha,todos os anos faço manifestaçao em prol das vidas desses animais no periodo chuvoso ,trafico dos filhotes,mas tenho q ter uma sede para salva esta fauna.por favor me ajude.gosto muito do projeto tamar,vcs sao almas boas.parabens mesmo.
ANTONIO LIMA sexo
Natal - RN
18/05/2014
Vocês do PROJETO TAMAR que defendem com tanto empenho as tartarugas, por que não existem projetos tão arrojados para defender e salvar as aves nordestinas da extinção. A asa branca (que originou a célebre canção do Rei do Baião), do galo de campina, da rolinha cascavel, do azulão, do curió, do concriz, do canário da terra, etc. Essas espécies são tão importante para a natureza quanto as tartaregas. Já pensaram nisso!
Elson dos santos sexo
rio de janeiro
16/02/2014
gostaria muito de conhecer o projeto tamar e quem sabe no futuro fazer parte dos defensores das tartarugas marnhas.
obrigado.
Camila Corrêa sexo
Brasília - DF
13/08/2013
O Projeto Tamar é uma iniciativa fundamental para a conservação dos animais marinhos e também das comunidades locais. Gostaria de participar da adoção de tartarugas, como faço? Sou professora de língua portuguesa e estou indo para França no final de setembro para ensinar nossa língua e um pouco da nossa cultura. Queria explicar aos alunos franceses esse projeto e engajá-los nessa causa da adoção das tartarugas. Vocês têm como me enviar fichas de inscrição? Eles têm como depositar a quantia da França? Aguardo retorno. Obrigada.
Marcos Antonio Farias sexo
Bangu-Rj
10/08/2013
Gosto muito de animais, principalmente os marinhos, acompanho o trabalho de vcs por muitos anos. Quero saber se posso ajudar como valuntário mesmo não sendo estudante? Vou tentar ajudar finaceiramente, mesmo não sendo voluntário, vou continuar admirando e apoiando e defendendo missão de vcs.
DAYANE sexo
São Paulo
29/07/2013
Excelente trabalho do projeto, grande luta para a preservação desses animais, isso é admirável, o projeto esta de parabéns pela formas sustentáveis de se preservar.
kariny silva sexo
altamira
16/05/2013
eu adorei estar aquir .,
FATIMA sexo
ITACURUÇA MUNICIPIO MANGARATIBA RJ
15/04/2013
BOA TARDE, ADOREI VER O EMPENHO DE VCS COM O CUIDADO COM AS TARTARUGAS, NÃO SEI SE NAO FOSSE VCS SE ELAS HJ ESTARIAM AQUI.
MAIS EU GOSTARIA DE MANIFESTAR O MEU PROTESTO COM A FALTA DE RESPEITO QUE ESTA ACONTECENDO EM ITACURUÇA VARIAS TARTARUGAS MARINHAS JA FORAM MORTAS POR PESCADORES E LARGADAS NA AREIA DA PRAIA POIS ELES JOGAM SUAS REDES EM LOCALIDADE QUE FORMA UMA BACIA E AS TARTARUGAS ENTRAM NESSA BACIA E ACABAM MORRENDO POIS AS REDES SÃO COLOCADAS MUITO PROXIMAS, UM VIZINHO CONSEGUIU SALVAR UMA QUE ESTAVA PRESA E GRAÇAS A ELE ESSA ESCAPOU. JA FUI ATE A MARINHA LOCAL FALAR SOBRE O FATO MAIS NADA ACONTECEU, A UMA ONG QUE PROTEGE OS GOLFINHOS FUI ATE LA TAMBÉM MAIS DE NADA ADIANTOU, SERA QUE VCS PODERIAM AJUDAR É TRISTE DEPARAR COM AMINAIS TÃO LINDOS MORTOS PELA VAIDADE HUMANA POIS ELE PODERIAM JOGAR AS SUAS REDES MAIS LONGE PARA EVITAR ESSAS MORTES, SE NOS NÃO PRESERVARMOS AMANHAM SO TEREMOS EM FOTOS. TRISTE SITUAÇÃO DESTA LOCALIDADE.
PARABENIZO VCS PELO BELO TRABALHO E COM MUITA ADMIRAÇÃO PELO PROJETO.
FATIMA.
maria de lourdes sobral sexo
ilha do governador - rio de janeiro
11/02/2013
sou biologa e sempre admirei esse projeto e outros que cuidam de nossa flora e fauna são organizações muito importante para todo ecossistem a . Parabéns PROJETO TAMAR ..

Lidiane sexo
SP
23/01/2013
Este ano tive a maravilhosa oportunidade de observar as tartarugas em uma ilha de Ubatuba.
Elas são lindas e merecem nosso respeito e carinho.
Parabéns a todos que dedicam a sua vida pela preservação das mesmas.



>> Mais fotos...       
ft01 ilha grande spazio
ft11 ilha grande spazio
        WebMaster
Dedicado a todos que amam e respeitam este lugar. ® Direitos Autorais Reservados