Bem-Vindo(a) Visitante
Conectar com Facebook
Registrar!   Login
Idioma: Português - BR English
Bem-Vindo(a) Visitante
Conectar com Facebook
Registrar!   Login
Idioma: Português - BR English

Baleias Jubartes na Ilha Grande - RJ

Atualizada 31/08/2017
Será que você terá a sorte de ver baleias Jubartes na baía da Ilha Grande? Veja as fotos!

A Ilha Grande, a todo o momento, nos presenteia com belos espetáculos da natureza. Agora são as baleias que encantam e surpreendem os visitantes deste paraíso ecológico.


A espécie avistada na Baía da Ilha Grande é a Megaptera novaeangliae, mais conhecida como Baleia-Jubarte ou Corcunda. É comim avistarmos a baleia acompanhada de seu filhote nadando tranquilamente entre a enseada do Abraão e Conceição de Jacareí nos meses de  julho a novembro.

Baleias-Jubarte são encontradas em oceanos do mundo inteiro e uma vez por ano fazem a migração das águas frias para as águas quentes. Durante o verão ela se dirige para as águas polares para se alimentar e durante o inverno polar migra para águas tropicais e subtropicais para acasalar e dar à luz seus filhotes.

As Baleias-Jubarte são tranquilas e dóceis. As fêmeas (que são um pouco maiores que os machos) podem chegar a 16 m de comprimento e pesar 40 toneladas e quando estão com seu filhote ou amamentando, possuem um comportamento chamado de "repouso". A mãe permanece na superfície durante longos períodos possibilitando a nós, amantes da natureza, a visualização do dorso e a respiração da baleia (borrifo).

As Jubartes se alimentam apenas do leite da mãe até mais ou memos 6 meses de vida e depois comem krill, um pequeno crustáceo semelhante ao camarão que ocorre em abundância nos mares polares durante os meses de verão.

Estima-se que Jubartes possam viver mais de cinquenta anos, se não forem vítimas de nenhum dos impactos ocasionados pelo homem. Elas se encontram na lista de espécies ameaçadas de extinção do IBAMA e por isso, no Brasil, é proibido caçar, capturar ou molestar as baleias desde 1987 (lei federal - 7.643/87).

Instituto Baleia Jubarte (IBJ) – Tel.: (73) 3676-1463 ou e-mail: ibj.praiadoforte@baleiajubarte.org.br

 

© Copyright – Todos os Direitos Reservados

Deixe seu comentário

O que você achou da página, pousada, estabelecimento ou local? Conte sua experiência para nós e para os demais internautas!

Max. 250
If you ask me who is the most sexy lady in entertainment world, will surely make this sell out fast, is a 48 mm watch with a beautifully balanced dial. It has a flat sapphire crystal, Contrary to popular belief the Rolex Submariner is not a new watch. Quality Rolex Replica. Fast Shipping Worldwide!