Bem-Vindo(a) Visitante
Conectar com Facebook
Registrar!   Login
Idioma: Português - BR English
Bem-Vindo(a) Visitante
Conectar com Facebook
Registrar!   Login
Idioma: Português - BR English

Enseada do Bananal - Ilha Grande - Angra dos Reis - RJ

Atualizada 16/02/2016
A Enseada do Bananal abrange a praia do Bananal, Bananal Pequeno, Jaconema e Matariz.

A Praia do Bananal, de águas calmas e areia monazítica (areia com propriedades medicinais), oferece aos turistas um convite ao descanso e ao lazer. A antiga plantação de bananas da fazenda de Freguesia de Santana, localizada bem perto dali, deu origem ao nome da praia que, até hoje, guarda exemplares da fruta espalhados por toda a Mata Atlântica em volta.

A Enseada do Bananal, que abrange a praia do Bananal, Bananal Pequeno, Jaconema e Matariz, está localizada entre a Ponta da Aripeba e a Ponta do Bananal. Nesta enseada estão instaladas algumas das melhores e mais bonitas pousadas da Ilha Grande. Quase todas oferecem hospedagem, alimentação e passeios marítimos incluídos nas diárias.

Muitas pessoas que vivem no Bananal são de descendência de japonesa. No passado, os japoneses vieram para a Ilha Grande atraídos pela oferta de trabalho nas antigas fábricas de sardinha. Com o declínio da pesca na década de 80, as fábricas e galpões foram sendo fechados, tornando-se aconchegantes pousadas como a do Preto. Outras são apenas ruínas, como em Matariz. Com as famílias japonesas vieram costumes e tradições, que são observados no atendimento e em cada detalhe das hospedagens e casas do vilarejo.

Apesar da forte cultura japonesa, Bananal conta com duas igrejas católicas. A igreja de Nossa Senhora de Santana fica na Praia de Matariz e a igreja do Divino Espírito Santo, que está localizada na Praia do Bananal e possui a calçada cravejada de vidros coloridos com temas ecológicos enfeitando a entrada principal, são consideradas pontos turísticos.

Uma das atrações mais famosas da enseada é o Mirante do Bananal, de onde se tem uma visão panorâmica de quase todas as praias deste lado da Ilha Grande. Você poderá caminhar até este local contratando um guia local.

Cercada de trilhas e caminhos que possibilitam grandes aventuras e surpresas, Bananal conta com as trilhas T4 (Freguesia de Santana x Bananal) e T5 (Bananal x Sítio Forte) como percursos. São fáceis e de nível leve.

Aproveite todas as maravilhas da Enseada do Bananal e divirta-se neste pedaço encantador da Ilha Grande.

© Copyright – Todos os Direitos Reservados

Fotos da Enseada do Bananal

Veja as fotos da Enseada do Bananal - Ilha Grande.

Deixe seu comentário

O que você achou da página, pousada, estabelecimento ou local? Conte sua experiência para nós e para os demais internautas!

Max. 250