Bem-Vindo(a) Visitante
Conectar com Facebook
Registrar!   Login
Idioma: Português - BR English
Bem-Vindo(a) Visitante
Conectar com Facebook
Registrar!   Login
Idioma: Português - BR English

Esquilo ou caxinguelê - Ilha Grande - RJ

Atualizada 14/12/2015
Esquilos, caxinguelês ou serelepes são animais silvestres encontrados na Ilha Grande - Angra dos Reis - RJ.

Fofinhos, ativos e super espertos, os esquilos também contribuem para enriquecer ainda mais o seu passeio e o ecossistema da Mata Atlântica na Ilha Grande em Angra dos Reis. O ideal é caminhar em silêncio e bem atento a natureza ao redor. Esta espécie também é muito comum em todo litoral brasileiro, em áreas de Mata Atlântica, desde a Bahia até o Paraná. É um animal protegido por lei e qualquer tentativa de capturá-lo é considerada crime ambiental.

Os serelepes, também conhecidos como caxinguelês, são animais silvestres de nome científico Sciuridae. Esses simpáticos e ágeis roedores são vistos em vários recantos da ilha e em muitas trilhas como a T10 (Abraão - Pouso), T16 (Dois Rios - Parnaioca), T12 (Pouso - Farol dos Castelhanos) entre outras. A espécie Sciurus aestuans é a mais vista na região da Costa Verde do Rio de Janeiro, principalmente na Ilha Grande, onde existe o PEIG (Parque Estadual da Ilha Grande). É bastante provável que em sua visita a este pedacinho do paraíso você encontre um em sua caminhada.

Além de esquilo, possui nomes curiosos como acutipuru, caitité, caticoco, caxinganga, caxixe, caxinguelê, caxinxa, caxinxe, coxicoco, cutia-de-pau, serelepe, papa-coco, quatiaipé, quatimirim e quatipuru. Em caso de ameaça, o primeiro instinto do esquilo é permanecer imóvel. Quando a situação parece mais segura, ele corre para a parte mais alta de uma árvore em busca de abrigo.

De hábitos diurnos e muito ativos, passam seu tempo nos troncos e galhos de árvores. Para saber quando estão por perto, basta prestar atenção ao ruído que fazem ao comer seus alimentos preferidos - coquinhos e sementes.

Lembramos que não é permitido capturar, vender ou manter em cativeiro animais silvestres brasileiros sem permissão do IBAMA. Animais como esquilos, macacos, micos ou saguis, papagaios, araras e tiés sangue só podem ser mantidos fora de seu habitat natural por criadores devidamente legalizados e controlados pelo IBAMA.

Caso saiba de alguma irregularidade, denuncie através da "Linha Verde". Atendimento 24 horas: 0800-618080.

© Copyright – Todos os Direitos Reservados

Deixe seu comentário

O que você achou da página, pousada, estabelecimento ou local? Conte sua experiência para nós e para os demais internautas!

Max. 250
If you ask me who is the most sexy lady in entertainment world, will surely make this sell out fast, is a 48 mm watch with a beautifully balanced dial. It has a flat sapphire crystal, Contrary to popular belief the Rolex Submariner is not a new watch. Quality Rolex Replica. Fast Shipping Worldwide!