Bem-Vindo(a) Visitante
Conectar com Facebook
Registrar!   Login
Idioma: Português - BR English
Bem-Vindo(a) Visitante
Conectar com Facebook
Registrar!   Login
Idioma: Português - BR English

Igreja N.Sra. da Lapa - Araçatiba - Ilha Grande - RJ

Atualizada 16/12/2015
Nossa Senhora da Lapa é a santa padroeira de Araçatiba - Ilha Grande.

Dia 15 de agosto é o dia de Nossa Senhora da Lapa, a padroeira de Araçatiba.

A pequena igreja de Nossa Senhora da Lapa, ponto turístico da praia Grande de Araçatiba, abre suas portas e recebe as comunidades católicas da Ilha Grande e visitantes de diversos lugares para homenagear o dia da sua protetora. A festa de Nossa Senhora da Lapa é uma excelente oportunidade para quem deseja conhecer Araçatiba por meio do seu povo e dos costumes locais.

Ilhéus, religiosos e turistas se reúnem no final de semana para comemorar o dia da santa com muita alegria e devoção. Os festejos começam na sexta-feira com a realização de um festival de prêmios (brincadeiras), no coreto da praia, ao lado da igreja. No sábado, a comemoração começa às 6h com a alvorada festiva e logo após, acontece o café da manhã comunitário. Em seguida, o padre celebra a missa e faz o batismo das crianças da localidade. No final da tarde a tradicional procissão sai pela praia de Araçatiba seguida pelo encerramento da ladainha.

Após as cerimônias religiosas, a festa profana começa com a queima de fogos, o divertido leilão de prendas e um show (normalmente de forró) com algum grupo convidado. Para a alegria dos turistas e moradores, o “bate-coxa” vai até a madrugada.

Oração a Nossa Senhora da Lapa:

Nossa Senhora da Lapa, que há mais de quinhentos anos aparecestes em imagem humilde à pastora Joana, lhe destes o dom da fala e, na gruta rochosa, fizestes descer tantas graças de Deus sobre a humanidade, sede sempre a estrela que brilha em nossa vida.

Mãe admirável volva para nós o vosso olhar bondoso e atendais-nos em todas nossas necessidades. Nossa Senhora da Lapa, confiamos em Vós. Dai a paz ao mundo, protegei nossas famílias, amparai-nos nas horas de aflição, aumentai nossa fé e alcance-nos a graça a perseverança final. Ave Maria...

© Copyright – Todos os Direitos Reservados

Deixe seu comentário

O que você achou da página, pousada, estabelecimento ou local? Conte sua experiência para nós e para os demais internautas!

Max. 250