Bem-Vindo(a) Visitante
Conectar com Facebook
Registrar!   Login
Idioma: Português - BR English
Bem-Vindo(a) Visitante
Conectar com Facebook
Registrar!   Login
Idioma: Português - BR English

Pico Papagaio - 3.º lugar nas 7 Maravilhas da Ilha Grande - RJ

Atualizada 31/07/2016
O Pico do Papagaio conquistou o terceiro lugar entre as 7 Maravilhas da Ilha Grande.

O imponente Pico do Papagaio, anfitrião da Vila do Abraão e cartão postal da Ilha Grande, é um espetáculo no ar, na terra e no mar. De onde quer que estejamos ele quase sempre é visível e, de formas tão diferentes, que algumas vezes duvidamos se é ele mesmo que estamos avistando.


Situado na parte leste do Parque Estadual da Ilha Grande, a 985 metros de altura – poucos metros abaixo do ponto culminante: o Pico da Pedra D’água com 1035 metros, ele desponta sobre as nuvens nos permitindo enxergar boa parte da rendilhada costa da Ilha.

De seu cume podemos avistar a Pedra da Gávea no Rio de Janeiro, o Dedo de Deus na Serra dos Órgãos, o Pico do Frade em Mambucaba, a Pedra da Mesa na Serra do Cairuçu em Paraty e toda a extensão da Restinga da Marambaia, onde fica a maior praia do Rio de Janeiro: a Praia da Marambaia.

Entretanto, essa odisseia não é nada fácil para quem quer chegar ao Olimpo. A trilha é severa e certamente que em alguns momentos você pensará em desistir ao não ver chegar nunca o topo. Os que conseguem vencer a tentação da força de gravidade em querer levá-los para baixo, acabam por serem recompensados com magníficas paisagens. Nascentes de rios brotando aos turbilhões sob as pedras, riachos cristalinos e potáveis, mirantes estonteantes e deslumbrantes que vez por outra surgem numa janela da mata, além de uma fauna e flora riquíssima em espécies. Diferente de quando visitamos um zoológico, o exercício de procurar animais no de seu habitat natural é uma atividade fascinante.    

Você poderá caminhar por horas sem ver um animal se quer, apenas barulhos inidentificáveis que volta e meia nos assustam. Mas eles estão lá camuflados, enganando nossos olhos desacostumados com a paisagem. Quando menos se espera, damos de cara com um grupo de saguis, de bugios, esquilos, lagarto dormindo sob um raio de sol que conseguiu penetrar a copa das árvores, teias de aranha, ou mesmo caminhando sobre um tapete de formigas “trinca-ferro”.

Nos dias em que a névoa toma conta da paisagem, a falsa pintura não se torna menos bela. Caminha-se no meio da neblina. É como um passeio no céu. Furando nuvens. No topo da montanha, com ou sem névoa, sentimos uma sensação inenarrável. Sensação de que todo o resto é pouco perto da grandiosidade do mundo que se apresenta aos nossos pés, pertinho do céu.

Há estranhos e agradabilíssimos perfumes na atmosfera desse lugar. Passamos por uma experiência única, raríssima.    

Com as pernas pedindo help, você visualiza uma gigantesca muralha de pedra a perder-se de vista para o alto. A trilha aproxima-se dela e se transforma num caminho de cascalho miúdo, passando entre blocos de pedra até que volta a subir íngreme e assim se manterá até chegar ao topo. Neste decorrer, surgem mirantes com paisagens de nos deixar sem fôlego. É maravilhoso, inigualável!!!

A fina camada de terra que cobre a imensa pedra permite brotar algumas plantas de beleza indescritível. Até árvores em forma de bonsais ajudam a formar uma espécie de jardim suspenso. O caminho que o atravessa não dura muito. Acaba abruptamente num abismo de quase mil metros, coberto de matas e cercado de mar e praia por todos os lados. Ahhh!!! Valeu a pena cada passo dado, cada litro de suor derramado sobre a montanha e as fotos maravilhosas que nos consagram no rol da fama dos verdadeiros aventureiros!!! Ao retornarmos à base, extasiados e cansados, olhamos para cima e temos a sublime sensação de que fomos ao céu. Só nos resta mesmo nos benzermos e agradecer a Deus por tão sublime monumento.

® Texto: J. Bernardo
Fotos:
IlhaGrande.Org

© Copyright – Todos os Direitos Reservados

Deixe seu comentário

O que você achou da página, pousada, estabelecimento ou local? Conte sua experiência para nós e para os demais internautas!

Max. 250
Valéria Palmieri Torquato Esse texto expressou exatamente todos os sentimentos que tive ao subir e descer. É fantástico... Uma experiência unica. Inigualável!!! Que paraíso essa ilha....
yuri quero muiiito ir ai
If you ask me who is the most sexy lady in entertainment world, will surely make this sell out fast, is a 48 mm watch with a beautifully balanced dial. It has a flat sapphire crystal, Contrary to popular belief the Rolex Submariner is not a new watch. Quality Rolex Replica. Fast Shipping Worldwide!