Bem-Vindo(a) Visitante
Conectar com Facebook
Registrar!   Login
Idioma: Português - BR English
Bem-Vindo(a) Visitante
Conectar com Facebook
Registrar!   Login
Idioma: Português - BR English

Pontos de Mergulho - Ilha Grande - Angra dos Reis - RJ

Atualizada 15/12/2015
A Ilha Grande possui diversos pontos de mergulhos interessantes. Conheça alguns...

1- Helicóptero
Um acidente causou o naufrágio do helicóptero tipo esquilo PTHNB, no dia 04/01/1998 na Ilha Grande. O helicóptero decolou de Angra dos Reis para o Rio de Janeiro e com o mal tempo, a aeronave começou a dar problemas na cauda, caindo abruptamente entre as pontas Gamela e Grossa. O empresário Eduardo Tapajós (dono do Hotel Gloria) morreu neste acidente. Após a perícia, os bombeiros colocaram-no próximo a Lage da Matariz, tornando-se um dos locais mais frequentados por mergulhadores. É possível encontrar marimbas, estrelas do mar e frades. Possui visibilidade de 4m a 15m e profundidade de 6 a 12 metros.

2- Pinguino
Um graneleiro de 50 metros naufragado em 1967 na enseada de Sítio Forte. Possui boas condições e apresenta porões, praça de máquinas, cabines de comando e tripulação. Com águas calmas é possível ver parte do navio da superfície. Sua penetração só é recomendada para mergulhadores experientes. Possui visibilidade de 5m a 10m e profundidade de 7 a 20 metros.

3- Califórnia
Segundo a Marinha Brasileira este vapor de rodas de 40 metros afundou na praia Vermelha após um ataque de piratas. Pesquisadores acreditam que a embarcação pertencia a um poderoso fazendeiro e contrabandistas de escravos (Joaquim de Souza Breves), mas não há documentos que comprovem isso. Está desmantelado e enterrado com apenas pistões, rodas de pás e parte da quilha, caldeira e costados aparentes. Possui visibilidade de 4m a 8m e profundidade de 5 a 15 metros.

4- Manoel Lourenço
Este cargueiro a vapor de 1889 encalhou quando desembarcava mantimentos e prisioneiros em Dois Rios. Ele foi jogado contra as pedras por uma tempestade e naufragou em 1927. É possível ver eixos, caldeiras, cabeço de amarração, máquinas, guincho, costado e partes do mastro. Possui visibilidade de 4m a 10m e profundidade de 6 a 12 metros.

 

Principais Ilhas:

1- Ilha de Jorge Grego
Considerado o melhor local de mergulho da Ilha Grande. Possui visibilidade de 8m a 15m e profundidade de 6 a 40 metros. A parte oceânica possui grutas com moreias, garoupas, polvos e peixes como bonitos e anchovas. O lado abrigado apresenta fundo de areia com belas passagens entre as pedras, um barco naufragado e várias espécies de peixes, tartarugas, corais, esponjas e raias. A melhor das atrações é a possibilidade de encontrar golfinhos.

2- Ilha dos Meros
Além da bela ilha há a praia dos Meros, quase deserta. Este local fica perto da Ponta do Drago, final da parte abrigada da Ilha Grande, e por isso, o mar pode ser muito agitado. Neste ponto de mergulho é possível avistar tartarugas, raias, lagostas, moreias, budiões, linguados e garoupas. Possui visibilidade de 10m a 15m e profundidade de 6 a 18 metros.

3- Ilha de Pau a Pino
Possui visibilidade de 5 a 8 metros e profundidade de 6 a 18 metros. Uma das mais de 360 ilhas da baia da Ilha Grande, bem pequena e afastada. É uma boa opção para quem sai de Itacuruçá ou Mangaratiba. Quando a água está clara, temos um belo visual com peixes de várias espécies.

4- Ilha do Morcego
A prática de snorkeling também é muito comum nesta área, onde podemos encontrar inúmeras variedades de peixes, esponjas e corais raros como Cérebro. É um lugar que poucos conhecem e que fica próximo à enseada do Abraão. Possui visibilidade de 3 a 8 metros e profundidade de 6 a 10 metros.

5- Ilha do Guriri
Também conhecida como Lage do Guriri, este ponto de mergulho nos oferece a possibilidade de contemplação de uma gruta com capacidade para abrigar 10 mergulhadores. Em dias ensolarados, os raios de sol passam entre as fendas e formam feixes de luz, criando um visual espetacular. Possui visibilidade de 6 a 15 metros e profundidade de 9 a 18 metros.

 

Outros Pontos interessantes:

1-Boqueirão da Longa
Quase uma ilha entre a praia da Longa e a enseada de Araçatiba. Esta localidade é mais conhecida como Lagoa Verde e possui fundo de areia com vida marinha repleta de belezas naturais por toda sua costa. Várias espécies de peixes, cavalos-marinhos, tartarugas, estrelas do mar e corais raros podem ser avistados facilmente.

2- Laje Branca
A laje fica ao largo da enseada de Araçatiba e possui variedade de peixes, colônias de corais diversos e uma pequena gruta repleta de corais Sol e gorgônias vermelhas. Excelente local para mergulho noturno. Possui visibilidade de 6 a 15 metros e profundidade de 6 a 14 metros.


3- Gruta do Acaiá
A entrada da gruta está há 6 metros de profundidade e fica no extremo Oeste da Ilha Grande, após a Praia Vermelha. Logo após a entrada existe um salão que se comunica com a superfície, sendo possível sair da água. Neste local o visual é muito bonito devido a forte coloração esverdeada que vem do fundo. Na gruta vivem cardumes de peixes Frades e Salemas. Possui visibilidade de 6 a 11 metros e profundidade de 0 a 14 metros. A travessia só é aconselhada para mergulhadores experientes.

© Copyright – Todos os Direitos Reservados

Deixe seu comentário

O que você achou da página, pousada, estabelecimento ou local? Conte sua experiência para nós e para os demais internautas!

Max. 250
If you ask me who is the most sexy lady in entertainment world, will surely make this sell out fast, is a 48 mm watch with a beautifully balanced dial. It has a flat sapphire crystal, Contrary to popular belief the Rolex Submariner is not a new watch. Quality Rolex Replica. Fast Shipping Worldwide!