Bem-Vindo(a) Visitante
Conectar com Facebook
Registrar!   Login
Idioma: Português - BR English
Bem-Vindo(a) Visitante
Conectar com Facebook
Registrar!   Login
Idioma: Português - BR English

Praia da Parnaioca - Ilha Grande - Angra dos Reis - RJ

Atualizada 29/01/2016
A Praia da Parnaioca é uma das praias mais selvagens da Ilha Grande.

Localizada ao sul da Ilha Grande, encravada entre a Ponta Alta da Parnaioca e a Ponta de Tucunduba, a Enseada da Parnaioca é um paraíso perdido abrigado entre as mais altas montanhas da ilha e o mar aberto. Para onde você olhar é maravilha e deslumbramento. Para onde você andar é descoberta e encantamento.

Vestígios de um passado próspero baseado na agricultura, na pesca e no comércio de escravos são evidentes no local. Ruínas de casarões, cemitério centenário e a Capela do Sagrado Coração de Jesus, que sempre recebe os visitantes com festa no mês de fevereiro, são pontos turísticos da Parnaioca.

Se não bastasse um mar mais azul do que você possa imaginar, ou às vezes verde que nenhuma floresta consegue imitar, com ondas fantásticas ou marolas que acariciam suavemente a areia, Parnaioca é cheia de outros encantos e mistérios. No canto direito da praia desemboca o Rio Parnaioca, que resiste a deixar as montanhas por onde despencou em cachoeiras e poços, e, antes de se entregar nos braços do mar, forma uma lagoa lisa como um espelho que parece se quebrar quando um camarão tenta voar ou a brisa marinha vem lhe crispar.

A alguns metros da praia, seguindo por uma pequena trilha sinalizada, é possível tomar um delicioso banho de cachoeira. A cachoeira da Parnaioca tem águas cristalinas e pedras que servem de escorrego para os mais aventureiros. Uma maravilha!!!

ONDE SE HOSPEDAR / CAMPING
A maior dificuldade para se conhecer melhor a Parnaioca era a falta de abrigo para atender os caminhantes e os turistas que queriam pernoitar. Porém, desde 2007, o camping foi liberado (com restrições) pelo INEA. Os campings mais conhecidos são do Seu Silvio: (21) 3155-9636 e da Janete. Eles também alugam quartos mais confortáveis e suítes com ducha de água quente.

COMO CHEGAR
Existem três formas de se chegar a Parnaioca. A primeira é fazendo uma boa caminhada pela trilha (T16) que vai de Dois Rios à Parnaioca. Quem se dispuser a sair do Abraão e caminhar por entre a mata, cruzando riachos, subindo e descendo morros, acabará por chegar neste lugar que mais se parece aos que só encontramos nos contos de fadas. Depois de seis horas de caminhada, chega-se ao portal desse santuário. Uma pedra em forma de altar abre uma escotilha na mata - será impossível não subir nela para apreciar o imponente cenário que nos apresenta este lado da Ilha Grande. Dependendo do caminho que você tome, pela areia ou por dentro, é fácil perceber que Parnaioca já foi um grande povoado.

A segunda forma é contratar um passeio de lancha que se chama "Volta a Ilha", partindo da Vila do Abraão. Se você estiver em outro ponto da ilha, como Araçatiba ou Aventureiro, deve se informar com o pessoal local, pois os roteiros não são regulares como no Abraão.

A terceira forma é tentar um barco saindo de Angra dos Reis. Não há horários regulares, mas você pode negociar com o dono do Mestre Hernani (embarcação que faz este trajeto sob consulta). Contatos: (24) 99269-5877 ou (24) 3374-1922.

Com certeza você também vai se apaixonar por esta belíssima praia chamada Parnaioca.

© Copyright – Todos os Direitos Reservados

Fotos da Parnaioca

Veja as fotos da praia da Parnaioca - Ilha Grande.

Deixe seu comentário

O que você achou da página, pousada, estabelecimento ou local? Conte sua experiência para nós e para os demais internautas!

Max. 250
Bruce Noel Esse é o Paraiso no Rio de Janeiro,passei o Reveion do Milenio aí e tenho ótimas lembranças!!!