Bem-Vindo(a) Visitante
Conectar com Facebook
Registrar!   Login
Idioma: Português - BR English
Bem-Vindo(a) Visitante
Conectar com Facebook
Registrar!   Login
Idioma: Português - BR English

Projeto POMAR - Ilha Grande - Angra dos Reis - RJ

Atualizada 15/12/2015
O Projeto de Repovoamento Marinho da Baía da Ilha Grande quer evitar a extinção do coquille Saint-Jacques.

O Projeto de Repovoamento Marinho da Baía da Ilha Grande (Pomar), maior iniciativa na área da maricultura no país, é desenvolvido há mais de 10 anos no sul do estado do Rio e no norte de São Paulo. É um dos principais projetos patrocinados pela Eletronuclear na área de meio ambiente por ter como objetivo fortalecer a maricultura na região e evitar a extinção do coquille Saint-Jacques.

As fazendas marinhas são voltadas para a criação de espécies nativas de moluscos como ostras, mariscos, mexilhões e, principalmente, coquilles Saint-Jacques. Para dar suporte tecnológico à atividade, a Petrobras construiu o laboratório de larvicultura de moluscos, que permite a reprodução controlada de sementes (filhotes) e a realização de pesquisas para aumento da produtividade.

Desde 1994, quando foi criado o Pomar, já foram produzidos aproximadamente 48 milhões de filhotes de vieiras no laboratório do IED-BIG, em Angra dos Reis. Parte da produção é doada aos pescadores da região, como Alexandre Bertoldo, que aprenderam o cultivo do coquille e montaram suas próprias fazendas marinhas.

Além de beneficiar os pescadores da baía da Ilha Grande, o coquille também é um importante bioindicador, pois uma das condições essenciais para seu bom desenvolvimento é a qualidade da água do mar. Ele não resiste a águas poluídas, já que se alimenta de matéria orgânica.

© Copyright – Todos os Direitos Reservados

Deixe seu comentário

O que você achou da página, pousada, estabelecimento ou local? Conte sua experiência para nós e para os demais internautas!

Max. 250
If you ask me who is the most sexy lady in entertainment world, will surely make this sell out fast, is a 48 mm watch with a beautifully balanced dial. It has a flat sapphire crystal, Contrary to popular belief the Rolex Submariner is not a new watch. Quality Rolex Replica. Fast Shipping Worldwide!