Bem-Vindo(a) Visitante
Conectar com Facebook
Registrar!   Login
Idioma: Português - BR English
Bem-Vindo(a) Visitante
Conectar com Facebook
Registrar!   Login
Idioma: Português - BR English

Responsabilidade Ambiental

Atualizada 15/12/2015
Clique aqui e veja 10 dicas de uso consciente dos recursos naturais. Respeitar a natureza é um dever de todos.

O que fazer em casa:

01 - Água - Consuma o justo. Evite gasto desnecessário. Repare imediatamente os vazamentos: 10 gotas de água por minuto desperdiçam 2 mil litros de água por ano.

02 - Banheiro - Não jogue no vaso sanitário cotonetes, papéis, pontas de cigarro, compressas, absorventes ou preservativos, utilize a lata do lixo. Gel, xampu e detergentes são contaminadores. Usá-los moderadamente e se possível, optar por produtos ecológicos.

03 - Banho - Prefira ducha à imersão (banheira). Economiza 7 mil litros de água por ano. Mantenha a ducha aberta só o tempo indispensável, fechando-a enquanto se ensaboar. Não deixe a torneira aberta enquanto escovar os dentes ou barbear.

04 - Cozinha - Não lave os alimentos com a torneira aberta, utilize um recipiente. Ao terminar, esta água pode ser aproveitada para regar as plantas. Utilize a máquina de lavar louças na sua capacidade máxima. Não despeje óleo usado na pia ou vaso sanitário, ele flutuará sobre a água e é muito difícil de eliminar.

05 - Lavanderia - Utilize a máquina de lavar somente quando estiver cheia de roupa suja. Reutilize totalmente ou parte da água da máquina: em banhos, limpar pisos, calçadas etc.

06 - Jardim - O melhor momento para regar as plantas é à tardinha porque tem menos evaporação. Utilizar água não potável para regar jardins e lavar calçadas; de cozimento de alimentos para regar as plantas. Prefira plantas nativas, que requerem menos cuidados e menos água.

07 - Lixo - Mais da metade da produção industrial é reciclável. Por que não reciclar e economizar? Não jogue nenhum tipo de lixo no mar, rios e lagos. Recicle todo material possível como plásticos, vidros, lixo orgânico, latas, etc. Use sempre vasilhas retornáveis. Escolha sempre que puder vasilhame de vidro no lugar de plástico, "tetra Pack" e alumínio.

08 - Alimentação - Diminua o consumo de carnes vermelhas. A criação bovina contribui para o aquecimento global, pela devastação de árvores e ecossistemas e a diminuição dos rios. Produzir 1 quilo de carne gasta mais água do que 365 duchas. Não consuma enlatados, produzir consome muitos recursos e energia. Evite alimentos transgênicos - organismo manipulado geneticamente - sua produção contamina os ecossistemas, deteriorando o meio ambiente. Só consuma animais silvestres como tartaruga, jacaré, etc. de cativeiro. Certifique-se de que eles não são oriundos da caça. Consuma mais frutas, verduras e legumes do que carnes. Nunca compre pescados pequenos para consumir. Se possível, consuma alimentos sem agrotóxicos (sem pesticidas, sem inseticidas, etc.).

09 - Energia - Não consuma em excesso, diminua o seu consumo diário. Use água quente somente se necessário e o necessário. Se puder, use banho com água fria, que é mais saudável. Evite o ferro elétrico, aquecedor e uso da máquina de lavar em excesso, gastam muita energia esgotando os recursos naturais. O uso do petróleo, carvão e gás utilizado para atender a demanda energética são combustíveis geradores de gases que aumentam temperatura global. Melhor cozinhar com gás que com energia elétrica. Desligue a TV, rádio, luzes, computador (tela) se não estiver usando. No local de trabalho, apague as luzes de zonas pouco utilizadas. Utilize lâmpadas de baixo consumo de energia. Modere o consumo de latas de alumínio. Não compre ou use produtos de PVC, contamina muitíssimo e não é reciclável.

10 - Papel - Reduza o consumo de papel. Use habitualmente papel reciclado utilizando os dois lados. Fomente o uso de produtos feitos a partir de papel reciclado. Faça somente as fotocópias imprescindíveis. Reutilize as embalagens, caixas, etc. Rejeite produtos descartáveis (de um só uso).

Eduque as crianças, os jovens e a todos a quem conheça com relação à necessidade de cuidar dos recursos naturais. Assim, podemos ajudar e muito o nosso planeta. Faça a sua parte!

Deixe seu comentário

O que você achou da página, pousada, estabelecimento ou local? Conte sua experiência para nós e para os demais internautas!

Max. 250
Janete Clark A Ilha grande precisa de fazer coleta seletiva de lixo urgente!!!!!