logo1 ilha grande spazio
menu1 ilha grandeIlha Grande - A segunda das Sete Maravilhas do Rio de Janeiro. spazio
menu2 ilha grande spazio
colpr ilha grande
lmenu1
spazio spazio
- BUSCA NO SITE
- Página Principal
lmenu4
lmenu ilha grande
spazio Ilha Grande spazio
- Ilha Grande
- Horários dos Barcos
- Promoções Pousada
- Como Chegar
- Previsao Tempo
- Melhores Pousadas
- Pousadas Abraão
- Pousadas Araçatiba
- Pousadas Bananal
- Campings na Ilha
- Casas/Suítes/Flats
- Fotos Ilha Grande
- Restaurantes
- Praias Ilha Grande
- Trilhas da Ilha
- Vila do Abraão
- Informações Úteis
- Mapas Interativos
- Taxa Preservação
- História Ilha Grande - Sete Maravilhas
lmenu4
lmenu ilha grande
spazio Pousada Anambe spazio
lmenu4
lmenu ilha grande
spazio Solar da Praia spazio
lmenu4
col ilha grande
 Micos e Saguis da Ilha Grande   
spazio
spazio
Esses simpáticos bichinhos que existem aos montes na Ilha Grande, de nome científico Calitrix jaccus são também conhecidos como soim ou mico-estrela.
Em sua visita a ilha você pode se deparar com um sagui-de-tufo-branco ou sagui-de-tufo-preto passeando pelas árvores a qualquer momento. Eles adoram fazer graça para quem estiver por perto.

Chegam a medir 20 cm e o menor deles, o sagui leãozinho (que não ocorre na Ilha Grande), tem apenas 11 cm. O seu habitat natural são as florestas da América Central e do Sul, sendo que das 35 espécies existentes, 25 são brasileiras.
Mico-estrela admirando o fotógrafo na Ilha Grande
Sagui comendo banana na mata da Ilha Grande
São muito ágeis e inteligentes. O peso, em média, é de 500 g. Possuem garras para escalar árvores e superfícies ásperas. A cauda, que é grande em relação ao corpinho, não serve para pendurar o sagui nos galhos, mas sim para promover o equilíbrio. As cores da pelagem são preta, castanha, branca, dourada e prateada.
Vivem na caatinga e na Mata Atlântica do Nordeste. Ocorre também no Rio de Janeiro, em matas secundárias da cidade, onde foi introduzido pelo homem, como no caso da Ilha Grande.
De hábitos diurnos, os saguis se apóiam nas quatro patas e vivem nas copas das árvores, por onde saltam com facilidade devido à forte propulsão das patas posteriores. Costumam descer ao solo à procura de insetos e também para beber água.
Vivem em média 10 anos na natureza e 18 em cativeiro. Alcançam a maturidade sexual aos 3 anos.
A alimentação na natureza é de insetos, répteis, pequenos mamíferos, aves, lesmas, ovos, alguns vegetais, frutas e a goma das árvores.
Veja a foto ampliadaMico no bambuzal na trilha da Ilha Grande
Sagui-de-tufo-preto - muito comum na Ilha Grande
No Brasil existem diversos criadores da fauna silvestre brasileira autorizados pelo IBAMA, para comercializar micos e outros animais silvestres.
Quando você adquire um animal com origem legal, ele deverá vir acompanhado pela Nota Fiscal, onde constará o número do registro do criador, junto ao IBAMA, e o número de marcação do animal. A Nota Fiscal é a garantia de origem do animal, sem ela você poderá sofrer processo e multas, além de perder o animal.
Ao adquirir um animal no tráfico, além contribuir com a devastação de nossos recursos naturais, estará sujeito a sanções legais.
Algumas espécies e seu habitat:
Sagui-de-tufo-branco - ocorre no nordeste do Brasil, ao norte do Rio São Francisco e ao leste do Rio Parnaíba. Foi introduzido em várias matas do Brasil, principalmente no sudeste, como na Florestada Tijuca, em 1914 pelo Governo Federal.
Sagui-de-tufo-preto - ocorre ao sul do Rio São Francisco e norte do Rio de Contas, Bahia. Foi introduzido no norte do Rio de Janeiro.
Sagui-de-Wied - Natural da Bahia, sul do Rio de Contas e norte do Rio Doce.
Sagui-de-cara-branca - ocorre entre o Espírito Santo, ao sul do Rio Jequitinhonha até o norte do Rio Paraíba, oeste e Minas Gerais.
Mico descendo da árvore para se alimentar


Gilcimar sexo
Cajazeiras
21/07/2014
Boa tarde eu tenho um sagui ela tem 1ano e 6meses é uma figura eu comprei um pinto e quando coloquei ele perto do sagui notei que saia de sua boca ema espuma,saliva isso é preocupante?
Edivaldo sexo
acajutiba
20/06/2014
hoje eu e minha familia nao estamos muito bem ontem quando cheguei do trabalho recebi uma notiçia qe me deixou enfurecido ... um cidadao bateu com um kçt na costela de um sagüi qe o deixou agonizando e eu sem poder fazer absolutamente nada fiquei desesperado ao ver tanto sofrimento discutir com o tal e depois tomei uma decisao tentei buscar ajuda com as autoridades locais mais nada eles poderam fazer, tbm devido o feriado nao consegui encontrar ninguem qe pudesse assim salvar a vida do pobre animalzinho entaum resolvi prestar uma queixa sobre o individuo... ele cometeu um crime e qero fazer com qe ele pague por ter tirado a vida de um ser indefeso sei qe nao vai ser facil pois aq nao tem uma delegaçia ambiental, eu dei o primeiro passo mas vai ser uma batalha muito dificil e por isso presciso de alguem qe me ajude a fazer com qe a lei 9.605/98 seja cumprida, a chamada ''lei penal abiental''...entao é isso se alguem tiver um caminho qe me leve diretamente a um orgao competente pra me ajudar a fazer justiça e mostrar qe ela ainda prevalece mesmo sobre todas as criticas entre em contato 7599371832
Franc Ferreira da Silva sexo
Atibaia SP.
15/03/2014
Hoje aconteceu uma cena quase que triste,mas com final feliz,um mico ou sagui estava no poste de energia em frente da minha casa e de repente para nosso desespero,meu,da minha esposa e do meu filho,o animal pulou para o fio de alta-tensão ficou tremendo grudado no fio e depois caiu lá do auto direto no asfalto,para nossa tristeza achamos que o bichinho havia morrido,sorte a dele,quando chegamos perto ele ainda respirava e comecei a soprar no rosto dele até que ele despertou e assustado saiu correndo,porém sem rumo voltou para o mesmo lugar e novamente tomou outra descarga elétrica e caiu no asfalto,para sua sorte sobreviveu novamente e sem nenhuma sequela,cuidamos dele e duas horas depois levamos ele para uma mata e desejamos para ele boa sorte e depois o soltamos,final feliz para o serzinho,ele só esqueceu de agradecer,mas valeu...
leo santos sexo
sp
11/03/2014
alguem sabe aonde posso comprar um sagui em sp que seja legal? obrigado
ariane sexo
recife
07/03/2014
tenho um saguim e ele esta doente, quando dou comida ele come normal mas a hora de fazer fezes ele sangra.. será que pode ser verme?? qual o melhor remedo pra ele tomar??
obrigada..
angela moreira sexo
Salvador Bahia
01/01/2014
Olá pessoal, moro em um lugar com muitas árvores e todos os dias aparecem um bando de saguis para comer banana que ofereço a eles, ja estão acostumados comigo, comem vão embora e voltam no outro dia. Só que hoje eles vieram e notei que um dos filhotes estava com os olhos muito lacrimejante e a cabeça bem no meio da testa um pouco avermelhadae um leve inchaço. Quando foram embora deixaram o pequeno para traz,ele chorou muito e como não voltaram ele se acomodou no galho e esta dormindo fazem umas duas horas, não sei o que fazer, por favor me ajudem pois temo que ele não resista.dia
Thaina Simplicio de Souza sexo
Rio de Janeiro
21/11/2013
Aaaah já ia me esquecendo se souberem de algo mande-me um email: thainasouza13@hotmail.com
Thaina Simplicio de Souza sexo
Rio de Janeiro
21/11/2013
Ola, meu sonho desde quando eu era pequenina, era ter um macaquinho ou um miquinho.
E não desistirei desse sonho nunca. Mas se alguem soube de um lugar ou alguem que possa me dá um ou onde eu possa conseguir um eu agradecerei muito!!
Me ajudem por favor estou muito ansiosa pra conseguir um!!
Joana sexo
Salvador
04/11/2013
Gente, queria a ajuda de vcs... Estou com um miquinho (não sei bem se é mico ou sagui), mas ele é muito pequeno... Onde moro tem muito deles que ficam soltos, mas infelizmente ele veio com a mamãe dele aqui em casa e minha cachorra matou a mamãe dele. Fiquei com muita pena e estou cuidando dele. Só que não sei cuidar... Não sei nem para onde vai... Chamei o veterinário e ele me deu algumas orientações, porém não estou acertando cuidar dele. Ele está comigo a 2 semanas e a única coisa que consigo dar a ele é o leite do meu filho (1 ano). Só que hj resolvi dar banana amassadinha na seringa. Ele comeu entorno de 1ml mais ou menos meio dia, desde então ele não quer comer mais nada. Ficou com uma barriga enorme e não fez mais coco (que ele faz o tempo todo). Fora isso as pessoas andam me assustando com relação as doenças... Tenho muito medo pois tenho um neném em casa e não quero que nada aconteça a ele. Mas tenho um coração super mole e não tenho coragem de deixar de cuidar do macaquinho (que chamo carinhosamente de Abu). Me ajudem por favor!!! Vi que vcs tem muito cuidado e carinho por esses bichinhos e podem me ajudar! Não encontro nada na internet. O que eu faço??? Já pensei em levar ao zoológico já que não tenho autorização para ficar com ele, mas to com pena! :(
Anna sexo
Abr~~ao
16/10/2013
Gostaria de lembrar também que os micos são uma espécie exótica aqui na Ilha Grande! E que é proibido alimentar animais silvestres em unidade de conservação, se tratando de uma espécie exótica isso fica pior ainda! Ao serem alimentados, se reproduzem com facilidade, e já estão dominando toda a Ilha. É comum vermos saguis atacando pássaros e outros animais nativos, comendo filhotes... Então por favor, ao virem visitar a Ilha Grande NÃO ALIMENTEM OS ANIMAIS! OS SAGUIS SÃO LINDOS, MAIS ESTÃO CAUSANDO UM IMPACTO SUPER NEGATIVO AQUI NA ILHA, NÃO O AJUDE EM SUA REPRODUÇÃO!
Viviane sexo
São Paulo
25/09/2013
Pessoal, tenho uma saguizinha que é a coisa mais linda do mundo e se chama Kaili. Minha companheirinha, brincalhona, dócil e ao mesmo tempo geniosa..... vou com ela pra todo lugar... eu queria muito que ela aprendesse a fazer as necessidades dentro da gaiola, alguém aí já conseguiu??? Quanto as doenças, eu sugiro que frequentem um veterinário especialista... uma vez ela ficou doente e ele descobriu que provavelmente ela teve uma intoxicação por abacate. Quem estiver em São Paulo eu posso indicar..... Quanto à comprarem um... indico que seja legalizado ... o local onde eu comprei a minha se chama Casa do Papagaio... procurem pela internet, assim podem adquiri um de forma segura. Meu e-mail é viviane_mathias@hotmail.com... vamos manter contato!
Nélvio sexo
Florianopolis
07/09/2013
Boa tarde,
Em minha residência aparece macocos sagui. Eles transmitem doenças graves mais do que os humanos?



>> Criação       
ft01 ilha grande spazio
ft11 ilha grande spazio
        WebMaster
Dedicado a todos que amam e respeitam este lugar. ® Direitos Autorais Reservados