O Aqueduto da Ilha Grande esta situado no caminho da trilha T01, também conhecida como Circuito do Abraão. Uma trilha leve, curta e com muitos encantos como o Lazareto, o Aqueduto, a cachoeira dos Escravos e o mirante da Praia Preta.
Após a ativação do Lazareto, se fez necessário a construção de um aqueduto para abastecer o hospital de quarentena. A água, vinda do córrego do Abraão, chegava aos reservatórios através do aqueduto a uma vazão de 1000 litros por hora.
O aqueduto da Ilha Grande foi construído, com pedras esculpidas pelos escravos e óleo de baleia, em 1893. Possui 125 metros de extensão e 30 metros de altura. A visitação é gratuita.
Junto à cabeceira do aqueduto, existe uma pedra em forma de sofá, onde Dom Pedro II costumava sentar para ler sobre botânica, escrever seus poemas e desenhar a bela paisagem a que assistia ou os jardins que pretendia construir.
Imponentes e belos, os aquedutos tiveram papel importante no desenvolvimento das civilizações. Os romanos foram os grandes precursores dessa engenharia que consistia em levar água de um ponto a outro sobre arcos construídos de pedra e que apresentavam uma ligeira inclinação para que a água pudesse correr sobre a cantaria.
O Aqueduto da Carioca (mais conhecido como Arcos da Lapa) também é uma obra do tempo do império. Tão importante quanto os Arcos da Lapa, o Aqueduto na Vila do Abraão faz parte da história do Brasil e é relíquia da Ilha Grande.
© Copyright – Todos os Direitos Reservados
Veja as fotos do Aqueduto da Ilha Grande.
O que você achou da página, pousada, estabelecimento ou local? Conte sua experiência para nós e para os demais internautas!