É uma praia pequena, cercada pela mata nativa, com água transparente e mar calmo. Tem areia de coloração avermelhada, um riacho que desemboca no mar, ruínas de uma antiga fábrica de sardinhas e um pequeno cais de madeira para atracação dos barcos.
Não há nenhum tipo de comércio e a tranquilidade reina absoluta, junto à natureza.
Araçatibinha também já foi um importante ponto da economia da Ilha Grande. Na década de 50, havia nesta pequena praia, uma das mais de 20 fábricas de sardinhas da ilha. Com o declínio da pesca da sardinha (anos 80) as fábricas foram sendo fechadas, dando espaço à atividade turística. Alguns galpões e fábricas viraram belas e aconchegantes pousadas e outras são apenas ruínas, como é o caso de Araçatiba.
O mar calmo e a água transparente de Araçatibinha nos convidam a um mergulho em qualquer época do ano.
É impossível não experimentar a prática do snorkeling. Com uma simples máscara, snorkel e um pé de pato você poderá nadar com as tartarugas e peixes ou apreciar cavalos marinhos, estrelas do mar, corais, moluscos e até algas marinhas.
A parte das pedras à direita (ao lado do cais) é a mais interessante. Aproveite!
Além do bronzeado na areia, do mergulho e da história, Araçatibinha nos proporciona um excelente passeio de caiaque. Você poderá alugar um na praia Grande de Araçatiba (ou na própria hospedagem) e remar até Araçatibinha.
Assim, você contempla a natureza, o mar, se exercita sem muito esforço e ainda chega a lugares incríveis que a pé você não chegaria...
© Copyright – Todos os Direitos Reservados
O que você achou da página, pousada, estabelecimento ou local? Conte sua experiência para nós e para os demais internautas!