As rochas metamórficas da praia de Caxadaço complementam o brilho do lugar, de formações variadas, elas dão um toque todo especial a esta maravilhosa paisagem. Elas resultam da transformação, em estado sólido, de outras rochas pré-existentes (ígnea, sedimentar ou outra rocha metamórfica) em função da mudança das condições de temperatura e pressão do ambiente em que se encontram.
Caxadaço faz parte diretamente da história do Brasil. Era usada como entreposto comercial e tráfico de escravos. Eles eram vendidos clandestinamente para os fazendeiros de café e cana-de-açúcar que na época tinha grande papel econômico no Brasil e também na Ilha Grande. Também foi muito utilizada por piratas para esconderijo de embarcações e para ataque aos inimigos, pelo fato de não ser avistada pelo mar.
O nome Caxadaço, poucos sabem de onde vem, mas “cachar” significa ocultar. Como a praia serviu de esconderijo de embarcações e escravos, os historiadores acreditam mais nesta versão.
Outros dizem que Caxadaço quer dizer “caixa de aço”, nome dado pelos portugueses para praias escondidas.
Não há hospedagens, restaurantes e/ou comércio nesta praia. Também não é permitido camping nem o pernoite na praia, portanto programe bem seu passeio e nunca deixe de consultar um guia antes de se aventurar nesta trilha. Caminhe sempre de tênis ou calcado apropriado para trekking.
© Copyright – Todos os Direitos Reservados
O que você achou da página, pousada, estabelecimento ou local? Conte sua experiência para nós e para os demais internautas!