Se você quer aproveitar bem sua visita a Ilha Grande deve dispensar alguns dias para conhecer os melhores e mais charmosos recantos deste paraíso natural. Com as dicas abaixo, você irá apreciar os principais atrativos desta Maravilha do Rio de Janeiro!
Você vai precisar de uma semana (07 dias) para fazer esse belo roteiro na Ilha Grande – Angra dos Reis.
1º Dia - Lopes Mendes: Chegue à Vila do Abraão bem cedo, guarde sua bagagem, vista roupas leves, pegue máquina fotográfica, dinheiro e protetor solar, vá até uma agência de passeios de barco e compre um passeio para Lopes Mendes. A maioria das agências fica no centro da vila mesmo.
Lopes Mendes é a praia mais famosa da Ilha Grande e possui cerca de 3 km de extensão. Um local selvagem onde é possível surfar apreciando a natureza intocada. Antes de chegar a Lopes Mendes, você desembarca na praia dos Mangues, passa pela praia do Pouso e segue uma trilha de 20 minutos.
Passe o dia relaxando, tomando uma cerveja gelada (existe vendedores em alguns pontos da orla) e aproveite para fazer uma caminhada por toda praia. O final de Lopes Mendes é o recanto mais bonito deste pedacinho da Ilha Grande. Lá, você consegue avistar algumas espécies de aves marinhas, o Maria-Farinha e a igrejinha de Lopes Mendes. Uma raridade!
Pegue a trilha de volta ao Pouso, almoce no restaurante flutuante e antes de embarcar na escuna passe na praia dos Mangues (ao lado) para conhecer a região. Pouso e Mangues são praias calmas com águas quentes o ano todo. Uma maravilha...
À noite, circule pelo centro do Abraão, escolha um bom restaurante para o seu jantar (existem várias opções) e durma cedo.
2º Dia - Pico do Papagaio: Acorde bem cedo, tome um café da manhã reforçado, vista roupas leves e tênis, coloque repelente, dinheiro, máquina fotográfica e um lanche leve na mochila e contrate um guia de trilhas para o Pico do Papagaio.
Vocês farão uma caminhada pela trilha T13 (Abraão - Pico do Papagaio) por cerca de 7 horas (ida e volta). É uma trilha pesada, mas que compensa qualquer esforço. Nesta trilha é possível encontrar esquilos e saguis, mas fique atento e em silêncio para não perder esta oportunidade...
À noite você só terá folego para sentar-se em um bom restaurante, jantar e depois dormir...
3º Dia - Lagoa Azul: Tome seu café tranquilamente, coloque protetor solar, dinheiro e máquina fotográfica na bolsa, alugue um snorkel, vá até uma agência de passeios e contrate o roteiro para a Lagoa Azul.
A Lagoa Azul é um dos "points" da Ilha Grande que você não pode deixar de visitar. Um lugar cercado de belezas naturais e repleto de vida marinha. Neste roteiro você também vai conhecer Freguesia de Santana e almoçar em Japariz.
À noite você poderá curtir o centro da Vila do Abraão. Restaurantes, bares com música ao vivo, lojinhas de souvenir e roupas, carrinhos de doces e barraquinhas de artesanatos. Não esqueça o presente da sogra...
4º Dia - Dois Rios: Acorde cedo, tome um café da manhã caprichado, coloque roupas leves e tênis, arrume uma mochila pequena e leve dinheiro, protetor solar, repelente, lanterna e máquina fotográfica. Sigam até o campo de futebol (atrás do INEA) onde começa a trilha que vai para a Vila de Dois Rios. A trilha T14 (Abraão - Dois Rios) dura 3 horas, mas a paisagem vale cada passo...
A praia de Dois Rios é praticamente deserta, possui dois rios (um de cada lado da praia), mar transparente azul turquesa e areia fina. Uma verdadeira obra de arte da mãe natureza!
Outra atração que você encontrará em Dois Rios é o Museu do Cárcere (antigo presídio da Ilha Grande e também conhecido como "Caldeirão do Diabo"). Aberto de terça a sexta com entrada gratuita.
Se quiser almoçar em Dois Rios, procure o restaurante da dona Tereza. Ela oferece comida caseira por um bom preço.
Não esqueça que você terá que voltar ao Abraão (3 horas de caminhada), pois não é permitido pernoitar em Dois Rios. No caminho de volta, uma parada rápida na piscina dos soldados, é necessária para recarregar as energias. Você vai ver que este banho na cachoeira é animador...
À noite você terá poucas energias para badalar e então, coma alguma coisa leve e durma cedo.
5º Dia - Mergulho: Acorde e tome seu café tranquilamente, coloque protetor, dinheiro e máquina fotográfica na bolsa e vá até o centro do Abraão. Entre em qualquer operadora de mergulho e escolha seu destino. Naufrágios, lajes e ilhas como Jorge Grego ou a bela Gruta do Acaiá esperam por você. Mergulhando na Ilha Grande você encontrará peixes de várias cores e espécies, tartarugas marinhas, golfinhos, corais raros e outras surpresas. Um passeio imperdível!
À noite, se for sexta ou sábado, você poderá conhecer o Ipaum Guaçú. Uma danceteria com música ao vivo e bar anexo. Aproveite!
6º Dia - Feiticeira: Tome café da manhã, arrume a bolsa com dinheiro, protetor solar, repelente e máquina fotográfica. Vista roupas leves e tênis, vá até a praia do Abraão e contrate um TAXI-BOAT para a praia da Feiticeira. Chegando à praia siga pela trilha até a cachoeira da Feiticeira (cerca de 20 minutos de caminhada íngreme). É neste local fascinante, cercado pela natureza, que você poderá fazer rapel, mas leve seu equipamento, pois nem sempra há uma empresa no local.
Depois do rapel, aprecie as belas paisagens ao redor, relaxe tomando um super banho de cachoeira e retorne até a praia da Feiticeira para pegar novamente o taxi-boat. Se preferir, dispense o translado de volta e retorne ao Abraão pela trilha T02 (Abraão - Saco do Céu). Serão mais ou menos 2 horas e meia de caminhada da cachoeira até a vila. Vale a pena o esforço...
À noite você poderá tomar um sorvete na praça principal do Abraão.
7º Dia - Volta a Ilha Grande de lancha: Acorde cedo, tome um café da manhã reforçado, coloque na bolsa protetor, repelente, dinheiro, máquina fotográfica e snorkel. Siga até o centro do Abraão, faça uma breve pesquisa nas agências de passeios dizendo que gostaria de fazer a volta da ilha de lancha e escolha a melhor opção.
O passeio de barco dura o dia todo e você conhecerá lugares belíssimos, praias desertas e recantos inesquecíveis como lagoas Azul e Verde, praias da Parnoica, Aventureiro, Meros e Lopes Mendes. Verifique com a agência o local da parada para o almoço. Este passeio é simplesmente imperdível!
Relaxe a noite, tomando uma boa caipirinha em alguns dos vários restaurantes a beira-mar...
© Copyright – Todos os Direitos Reservados
O que você achou da página, pousada, estabelecimento ou local? Conte sua experiência para nós e para os demais internautas!