Bem-Vindo(a) Visitante
Conectar com Facebook
Registrar!   Login
Idioma: Português - BR English
Bem-Vindo(a) Visitante
Conectar com Facebook
Registrar!   Login
Idioma: Português - BR English

Roteiro de passeio Histórico e Cultural - Ilha Grande - RJ

Atualizada 15/12/2015
Sugestão de roteiro para quem aprecia arte, história e cultura na Ilha Grande.

A Ilha Grande foi palco de grandes acontecimentos no passado, por isso possui vários lugares, que além de bonitos, são de grande importância histórica. Monumentos, ruínas, museu e igrejas são as principais atrações deste percurso, que além de prazeroso, é bastante econômico...

Você precisará de dois dias para aproveitar este passeio partindo da Vila do Abraão.  


1º dia - Abraão: Chegando à ilha pela manhã, deixe sua bagagem na hospedagem, tome um café reforçado e vá até a praça principal. Lá, você encontrará a igreja São Sebastião que é primeira atração histórica, pois foi construída no início do século XIX.

Depois siga pela trilha T01 (Circuito do Abraão). Uma caminhada leve e fácil levará você até o Lazareto, um antigo hospital de quarentena, construído em 1886, que mais tarde se tornou o primeiro presídio da Ilha Grande. Não deixe de dar uma "relaxada" na praia Preta antes de continuar a trilha.

O Aqueduto será sua próxima parada neste circuito. Uma imponente construção datada de 1893 com 125 metros de extensão.

Em seguida, dê um belo mergulho nas águas refrescantes da cachoeira dos Escravos e tire o sal do corpo. Era nesta queda d´água que os escravos africanos, trazidos para trabalhar nas antigas plantações de cana-de-açúcar e café, tomavam banho.

Volte para a praça principal, escolha um bom restaurante para almoçar e passe o resto do dia circulando no entorno do centro. Existem várias lojinhas e recantos bem pitorescos na Vila do Abraão.

A noite escolha um restaurante bacana para comer algo leve e durma cedo, pois o domingo será de grandes emoções...

2º dia – Museu do Cárcere: Acorde o mais cedo que puder, tome um café reforçado, coloque tênis e roupas leves e siga pela trilha T14 (Abraão - Dois Rios). Uma caminhada de 3 horas com nível médio/pesado de esforço.

Chegando à praia de Dois Rios recarregue as energias tomando um belo banho de mar em suas águas transparentes. Curta um pouco a paisagem, mas não deixe de almoçar. Você poderá fazer refeições simples, mas saborosas no restaurante da dona Tereza.

Depois de almoçar, você poderá visitar o Ecomuseu da Ilha Grande - Museu do Cárcere. Lá você encontrará uma bela exposição com fotos, documentos, objetos e equipamentos do antigo Instituto Penal Cândido Mendes (IPCM), mais conhecido como "presídio da Ilha Grande". Entrada gratuita e aberto de terça a sexta.

Pegue a trilha para o Abraão ANTES das 15 horas. Em Dois Rios não é permitido pernoitar e por isso, você terá que fazer a caminhada (mais 3 horas) de volta. Pare apenas, poucos minutos, para recarregar as energias na Piscina dos Soldados, local onde os antigos presos do IPCM tomavam banho. Você vai ver que o banho nesta cachoeira é milagroso...

Chegando ao Abraão você não terá muita disposição e por isso, jante e vá para sua hospedagem descansar e rever as fotos registradas neste belo roteiro.

© Copyright – Todos os Direitos Reservados

Deixe seu comentário

O que você achou da página, pousada, estabelecimento ou local? Conte sua experiência para nós e para os demais internautas!

Max. 250
If you ask me who is the most sexy lady in entertainment world, will surely make this sell out fast, is a 48 mm watch with a beautifully balanced dial. It has a flat sapphire crystal, Contrary to popular belief the Rolex Submariner is not a new watch. Quality Rolex Replica. Fast Shipping Worldwide!